top of page
WhatsApp Image 2021-07-05 at 15.11.47 (1).jpeg

Terapia Cognitivo Comportamental

A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) foi desenvolvida por Aaron Beck no início da década de 60. Inicialmente, seus estudos eram voltados para o tratamento da depressão, porém, atualmente o uso da tcc é aplicado no tratamento de diversos transtornos, sendo essa, uma abordagem que tem sua eficácia comprovada cientificamente.

Ela pode ser definida como uma psicoterapia breve, estruturada, voltada para o presente, com o objetivo de resolver problemas atuais e modificar pensamentos e comportamentos disfuncionais. O  princípio essencial da  tcc se baseia no fato de que, a forma como uma pessoa interpreta uma determinada situação irá influenciar seus pensamentos, seus sentimentos e o seu comportamento. Sendo assim, não é a situação em si que irá determinar o que a pessoa sente, mas como ela interpreta essa situação. 

A terapia cognitivo comportamental pode ser utilizada como tratamento para diversas demandas como ansiedade, depressão, fobias específicas, transtorno do pânico, transtorno de ansiedade social, TOC,  transtornos alimentares, transtorno bipolar, luto, separações, estresse, entre outros.

A tcc identifica e trabalha três níveis de cognição: os pensamentos automáticos, as crenças intermediárias ou pressupostos subjacentes e as crenças centrais ou nucleares.

Em todas as formas de terapia cognitivo-comportamental que são derivadas do modelo de Beck, o tratamento é baseado na formulação cognitiva, nas crenças e estratégias comportamentais que são características de um determinado transtorno. O tratamento também é baseado em uma conceituação de cada paciente, suas crenças e seus padrões de comportamento.

Em sua avaliação, o primeiro passo é realizar uma anamnese e um exame do estado mental do paciente em questão. Após a coleta de dados, o psicólogo fará uma conceituação cognitiva, com o intuito de compreender melhor o funcionamento cognitivo do paciente, o que irá auxiliar na construção de um plano terapêutico. Tal conceituação é individual e subjetiva, uma vez que está associada a um conjunto específico de crenças e pensamentos automáticos.

bottom of page